Notícias

Supermercados se adequam à nova lei e novos pontos de coleta de óleo de cozinha são criados em Balneário Camboriú

21 de maro de 2019

Após a aprovação, em 2017, do projeto de lei de autoria do Vereador André Meirinho, cerca de 78% dos supermercados de Balneário Camboriú (com área acima de 800m²) disponibilizaram um espaço para que os munícipes possam descartar corretamente o óleo de cozinha usado, evitando que seja despejado no ralo da pia.


Em 2018, Meirinho encaminhou um pedido de informação para o Departamento de Fiscalização da SEMAN/DEFA questionando sobre o cumprimento da lei por parte dos estabelecimentos. Constatou-se que, dos quatorze supermercados abrangidos pela lei, onze estão regulares e três estão pendentes.


“A importância de permitir que o descarte seja feito nos supermercados é que, além de serem o local em que se compra o óleo vegetal, o que traz facilidade para a população, ela terá mais conhecimentos sobre os prejuízos do descarte inadequado, em função dos cartazes informativos.” ressalta Meirinho.


A expectativa para 2019 é de que todos os estabelecimentos sejam regularizados, e que seja feita uma campanha municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente, para orientar a população sobre a criação e localização desses pontos coletores.