Notícias

Vereador André Meirinho e especialistas debatem influência de dragas na Praia de Balneário Camboriú

12 de setembro de 2019

O Vereador Meirinho se reuniu na Univali com o Professor Paulo Ricardo Schwingel e Professor Rodrigo Mazzoleni, que esclareceram questões sobre as possíveis influências da dragagem no Rio Itajaí na qualidade da água da Praia Central de Balneário Camboriú, bem como sobre aspectos de abastecimento de água e despoluição dos rios.

A preocupação do Vereador, por solicitação da comunidade, era com o possível despejo dos materiais dragados próximo da costa ou em área diversa daquela licenciada e com a influência sobre a Praia Central de Balneário Camboriú.

Prof. Schwingel, que é oceanógrafo e Doutor em Ciências Naturais, esclareceu que a área está devidamente licenciada e que o rastreamento da draga é realizado em tempo real, o que possibilita o adequado monitoramento das áreas que recebem o despejo dos materiais, conforme definido em Plano Básico de Controle e Monitoramento Ambiental. Tratou, ainda, da inviabilidade da draga de despejar os materiais mais próximo à Balneário Camboriú, devido ao aumento de custos de operação e destacou aspectos das correntes marítimas. Além disso, foi debatido a situação da disponibilidade hídrica e as necessidades de implementação de projetos para garantir o abastecimento de água potável à população.