Doação de documentos pessoais do ex-prefeito ao arquivo histórico marca o Jubileu de Ouro
Em ato realizado nesta sexta-feira (11/11) em homenagem ao do ex-prefeito Gilberto Américo Meirinho, com a presença de familiares e amigos, foi realizada a doação por sua filha, Rosilene Rebelo Meirinho Cesário Pereira, de diplomas, certificados e outros documentos ao Arquivo Histórico de Balneário Camboriú.
O ato é alusivo à passagem dos 50 anos da eleição do ex-prefeito, ocorrida em 15 de novembro de 1972, o que permitiu que assumisse a chefia do Poder Executivo Municipal entre os anos de 1973 e 1977.
“Em nome da família agradecemos à Lilian e a toda a equipe do Arquivo Histórico, os quais irão cuidar, preservar e colocar à disposição da comunidade para pesquisa e resgate histórico”, comentou o Vereador André Meirinho.
André Meirinho, sobrinho-neto e herdeiro político do ex-prefeito, disponibilizou espaço em seu sítio eletrônico para um memorial (andremeirinho.com.br/memorial), apresentando e deixando registrado a trajetória política e social de seu tio-avô, que sempre o inspirou. Os documentos também serão publicados nas redes sociais (Instagram e Facebook: @gilbertoamericomeirinho).
Alguns documentos de Gilberto Meirinho permanecerão expostos no gabinete do Vereador André, sendo eles o diploma de Vereador pelo município de Camboriú; o diploma de Prefeito, o título de Cidadão Honorário e a Comenda do Sol, estes de Balneário Camboriú. Um dos documentos será reservado para doação a um futuro museu de saneamento, na expectativa de que seja criado no próximo governo em Balneário Camboriú.
Acesse o livro da biografia de Gilberto Meirinho “O semeador”.
Legados do ex-prefeito
Gilberto Américo Meirinho é referenciado pela visão e protagonismo, assim como pelo legado de ações realizadas durante seu mandato, mas que continuam refletindo em benefícios para a sociedade de Balneário Camboriú.
No seu governo foi realizada a luta para o alargamento para 6 metros da calçada da Avenida Atlântica. Foram implantadas a Terceira, a Quarta e o início da Quinta Avenida, além do alargamento da Avenida do Estado, todas com 26 metros de largura e com um canteiro central de 3 metros, onde deveria passar todo o sistema de infraestrutura da cidade. Também foi feita a abertura da Estrada Costa Brava, hoje conhecida como Interpraias.
Também foram feitos os projetos de esgoto cloacal (sanitário) e galerias de águas pluviais (drenagem) permitindo que Balneário Camboriú fosse o primeiro município de Santa Catarina a apresentar ao Governo do Estado, o projeto de Saneamento Básico Municipal, no dia 15 de agosto de 1976, o que culminou com a razão da continuidade da Avenida Brasil nas duas extremas.
Foram desenvolvidos ainda o Plano Diretor Físico e Territorial, o Código de Normas e Instalações (antigo código de posturas), Código de Obras e Edificações e o Código Tributário, entre tantas outras ações e obras.
Da sua gestão nasceu o reconhecimento e a eleição de nossa cidade como Modelo Nacional de Planejamento Turístico, quando também foram doados terrenos pela comunidade nas margens da BR-101 e iniciada a Citur/Rodofeira que posteriormente se tornou Santur e onde agora foi construído o Centro de Eventos de Balneário Camboriú, também foram realizados os primeiros atos visando alargar a faixa de areia.
Dedicava as obras de seu governo a três grandes grupos: aos rotarianos com quem aprendeu princípios rotários de ser útil à comunidade, dar de si sem pensar em si, de abrir caminhos e o de semear; aos vereadores da época que o apoiaram nas etapas de reformas, desapropriações e implantações de obras; e aos servidores públicos que muito se dedicaram para que tudo fosse realizado.
Gilberto Meirinho recebeu o prêmio de Semeador pelo Rotary, e este título foi o nome da sua biografia “O Semeador – Vida e obra de um Vencedor", publicado por Paulo Leme, em 2010, em que o descreve como “(...) político atuante, determinado, ousado, inovador, sempre esteve muito adiante do seu tempo. Seu pensamento de vanguarda, senso de planejamento e visão estratégica, contribuíram largamente para a construção, estruturação e reconhecimento de Balneário Camboriú, como uma das mais importantes cidades turísticas do País.”
Em 2020, a Lei nº 4422 denominou o elevado da quarta avenida como Viaduto Prefeito Gilberto Américo Meirinho.
Texto/Fotos: Divulgação/Assessoria do Vereador
Comentários