O vereador André Meirinho (Progressistas) propôs nesta quinta-feira (15) ao deputado estadual Ivan Naatz (PL) uma solução para que a Praia de Taquarinhas vire um parque ambiental em Balneário Camboriú. O parlamentar encaminhou ofício ao deputado para que envie uma proposta à Caixa Econômica Federal, que disponibilize ao Estado os terrenos na praia e, em contrapartida, o local passasse a se chamar por exemplo "Parque Estadual Taquarinhas Caixa", através de patrocínio de naming rights, por um prazo determinado. Naatz é autor do projeto de lei que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) que cria o Parque Estadual da Praia de Taquarinhas.
Os parlamentares se reuniram durante a posse do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e o deputado convidou Meirinho para participar da próxima reunião com a Caixa para falar sobre a proposta para a instituição financeira. “Encaminhei a mesma solução, como indicação ao prefeito para que enviasse uma proposta à Caixa Econômica Federal. Porém, como não houve movimentação por parte do município, o deputado Ivan Naatz se mostrou bastante interessado na ideia e apresentará a proposta para a Caixa”, explicou Meirinho.
A Praia de Taquarinhas possui um grande valor ambiental, paisagístico, científico e turístico para as presentes e futuras gerações. Como os terrenos estão sob propriedade da Caixa, após uma operação de crédito que não foi paga, e existem possíveis dificuldades da mesma doar ao Município ou ao Estado, o vereador André Meirinho sugeriu que a proposta de patrocínio de naming rights, com base em sua tese de doutorado, possa criar uma compensação publicitária para o banco e viabilizar a Unidade de Conservação para a comunidade.
Outras iniciativas
Desde 2008, Meirinho vem atuando em iniciativas que visam a preservação de Taquarinhas, com o apoio da comunidade e de representantes do Instituto Ideia, professores do Laboratório de Gestão Costeira da Univali e Comissão de Meio Ambiente da OAB.
Dentre muitas ações, o vereador fez algumas moções de apelo em 2016, 2017, 2019 e 2021 para que a Assembleia Legislativa votasse a criação do Parque Estadual da Praia de Taquarinhas, que em 2009 e 2011 teve projeto do então deputado Sargento Amauri Soares e que em 2019 foi retomado e reapresentado pelo deputado Ivan Naatz.
Além disso, o parlamentar indicou ao Poder Executivo a realização de um Decreto de Interesse Social das áreas, que foi aceito e publicado pelo Prefeito em março de 2019. Meirinho viabilizou ainda o apoio do Senador Esperidião Amin, que intermediou diálogo com a Caixa. Essas ações foram fundamentais para que a área não fosse vendida em leilão e permanecesse com a instituição.
A tese de doutorado com o título “O Patrocínio de Naming Rights na Administração Pública: perspectivas e diretrizes para o Brasil” pode ser acessada no site da UDESC (clique aqui).
Texto e fotos: Kattiúcia Villain | Assessoria de Gabinete
Comentarios